Estudio-galeria Mamute
Tipo de Instituição: Estudio-galeria
Data da visita: 18 de Maio de 2013
Estrutura física: Localizado em Porto Alegre, na rua Caldas Junior 375, no Centro Histórico, em um prédio tombado pelo patrimônio histórico que mescla elementos neoclássicos, barrocos e de Art Nouveau. Justamente por isso, intervenções drásticas na estrutura do local, como por exemplo para ampliações, não são possíveis. Antigamente, o local onde agora se encontra a galeria era uma residência de luxo, com quartos e salas grandes, que viraram salas para as exposições. Até 2011, a galeria ficava localizada em espaço pequeno na Duque, entretanto, esse espaço não era suficiente e por isso a mudança. O estabelecimento funciona de Segunda a Sexta, das 14 as 18 horas.
Tipo de atividades desenvolvidas e papel no sistema artístico local: Além de ser um espaço para os artistas poderem mostrar suas obras, especialmente as que tangenciam o cruzamento entre arte e tecnologia, também oferece oficinas, grupos de estudo, palestras, cursos e residência artística. O local também comercializa algumas obras, de acordo com o interesse dos artista. Muitos deles retribuem a galeria deixando parte de sua obra para o crescimento do acervo. Atualmente a maior parte do acervo é composta de mídias. O local recebe alguns patrocínios, sendo os mais importantes os proveninentes do Santander Cultural e da GBOEX.
No momento de nossa visita, várias obras de video arte estavam em exposição, sendo a mais interessante uma obra de Gabriel Mascaro com Paulo Bruscky denominada "As aventuras de Paulo Bruscky". No video, um avatar de Paulo Bruscky entra no universo virtual da rede social Second Life e no processo de conhecer esse novo mundo, reflete sobre sua vida.
Estrutura pessoal: São 4 pessoas efetivas (Niura, seus filhos e Leocádia Costa) mais a assessoria financeira e colaboradores.
Profissional que recebeu a turma: Niura Mariza Oliveira da Silva Borges
Biografia resumida: Produtora cultural, videoartista e documentarista com mestrado em artes visuais pela UFRGS e especialista em psicopedagogia. Tem interesse em especial pelo cruzamento entre as artes visuais, tecnologia e o cinema. Por isso, e especialmente, pela demanda que sentiu por um espaço que privilegiasse não só as artes visuais mais tradicionais mas também a video arte, fundou o estudio-galeria Mamute, a primeira do galeria do Brasil focada em video arte, cujo nome se deve a várias razões: além de ser um nome diferente e curto, o mamute é um animal coletivo.
Bolsa de Arte
Tipo de Instituição: Galeria de arte contemporânea
Data da visita: 8 de Junho de 2013
Estrutura física: O local está localizado na rua Visconde do Rio Branco 365, no Bairro Floresta, em Porto Alegre. é um local de dois andares bastante amplo e clean, com 800 metro quadrados que de acordo com o site, "reflete a confiança de artistas, colecionadores e do mercado no trabalho da galeria". Essa sede nova foi adquirida em Março de 2011, a antiga era localizada na rua Quintino Bocaiuva, não muito distante do local atual.
Tipo de atividades desenvolvidas e papel no sistema artístico local: O local lança exposições com artistas contemporâneos de renome e também iniciantes criteriosamente escolhidos para poderem apresentar e vender suas obras (o local recebe por semana em média 15 portfólios de artistas novos). Além disso, a equipe do Bolsa de Arte costuma ir em feiras, tanto nacionais como internacionais (por exemplo, a feira de arte internacional de Dubai). Normalmente, são 7 exposições e 4 feiras por ano, sendo 2 no Brasil e 2 no exterior. Em mais de 32 anos de atividades, já realizaram mais de 250 exposições. Eventualmente também organizam cursos, mas de acordo com a Marga, não são muito frequentes. Segundo ela, também é fornecida consultoria para pessoas que desejam ajuda para adquirir algum tipo especifico de arte para uma determinada parede ou estabelecimento. Ela mencionou o caso da casa de um cliente, que graças a consultoria, decidiu adquirir e exibir em casa uma video arte no corredor de sua casa. Embora exista um mercado para a arte, há dificuldades para manter o local já que as tributações são bastante pesadas, não havendo nenhum tipo de desconto pelo fato de ser arte.
Estrutura pessoal: Equipe pequena de menos de 10 pessoas, entretanto, representam mais de 30 artistas.
Profissional que recebeu a turma: Marga Pasquali
Biografia resumida: Trabalha no mercado de arte desde 1980. Gerencia a galeria junto com Egon Kroeff. Faz consultorias para clientes, curadorias e acompanha tanto o trabalho dos artistas que a galeria representa quanto os novos que são escolhidos normalmente através da avaliação de seus portfólios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário