Meus trabalhos e experiências no curso de História da Arte na UFRGS

domingo, 9 de junho de 2013

Questão sobre As confissões de Santo Agostinho de Agostinho de Hipona

Agostinho de Hipona (354-430) haveria de se tornar um dos mais proeminentes patriarcas da Igreja. No entanto, em suas famosas Confissões (400), decide apresentar em detalhe seus erros de juventude. Que tipos de erro ou falha Agostinho detecta em si mesmo antes da conversão ao cristianismo?

Para Santo Agostinho, suas principais falhas de personalidade quando era jovem, antes de sua conversão, era a luxúria e o gosto de saborear os prazeres da vaidade humana. Além disso, desconhecia a importância de Deus.

A seguir, um trecho onde demonstra seu interesse pelos prazeres carnais e vaidades: "Era para mim mais doce amar e ser amado, se podia gozar do corpo da pessoa amada. Deste modo, manchava com torpe concupiscência aquela fonte de amizade. Embaciava a sua pureza com o fumo infernal da luxúria. Não obstante ser feio e impuro, desejava, na minha excessiva vaidade, mostrar-me afável e delicado".



No capítulo A influência de um livro de Cícero, confessa que estudava eloquência apenas para se gabar: "Era entre estes companheiros que eu, ainda de tenra idade, estudava eloqüência, na qual desejava salientar-me, com a intenção condenável e vã de saborear os prazeres da vaidade humana".

Da metade para o final do livro III demonstra como desconhecia a importância de Deus: Como podia eu conhecê-lo, se meus olhos só atingiam o corpo e meu espírito não via mais do que fantasmas? […] Ignorava que Deus é espírito e não tem membros dotados de comprimento e de largura, nem é matéria, porque a matéria é menor na sua parte do que no seu todo. Desconhecia inteiramente que princípio havia em nós segundo o qual na Sagrada Escritura se diz que "fomos feitos à imagem de Deus". […] Ignorava a verdadeira justiça interior, que não julga pelo costume, mas pela lei retíssima de Deus Onipotente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário