Meus trabalhos e experiências no curso de História da Arte na UFRGS

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Questão sobre O ensaiador de Galileu Galilei

Suponhamos que, em uma noite de céu estrelado e sem nuvens, Galileu Galilei quisesse reunir alguns amigos em sua casa para observar, com seus magníficos telescópios, os astros. Depois de ler O Ensaiador, sabemos que ele dificilmente convidaria, para um evento assim, Lotário Sarsi. Por quê? Comente as críticas de Galileu a Sarsi, apresentando alguns exemplos.

Em o ensaiador, Galileu inicia o texto falando como se decepcionou ao ver que suas descobertas cientificas, em vez de "ser do agrado de todos os verdadeiros apaixonados da verdadeira filosofia", acabou "(...) encontrando em muitas pessoas uma certa animosidade em diminuir, defraudar e desprezar".

Ao longo do texto, muitos desses detratores sao mencionados, e entre eles, Lotario Sarsi. Essa inimizade surgiu quando Lotario Sarsi atribui a Galileu uma obra que na verdade era de um amigo: "Permanecer calado nao me ofereceu vantagem alguma, pois meus inimigos, tao desejosos de me atrapalhar, chegaram a atribuir-me as obras dos outros escritores;e, tendo-me atacado a base destes textos, chegaram a fazer coisas que, a meu parecer, pertencem claramente a animos fanaticos e sem raciocinio. E porque nao pode o sr Mario Guiducci, por causa de seu oficio, discutir em sua Academia e depois publicar seu Discurso sobre os cometas, sem que Lotario Sarsi, pessoa completamente desconhecida, tivesse se voltado contra mim, e sem respeito algum por este gentil-homem, me considerar autor daquele discurso".


Alem disso, Galileu chama Sarsi de covarde pois ele nao tem coragem de fazer suas criticas cara a cara:
"Como é de costume em muitas cidades italianas , de poder falar livremente de qualquer coisa com qualquer um, achando extremamente divertido que alguem, seja quem for, possa com eles discutir sem respeito e ironiza-los. E a este segundo grupo deve pertencer, acredito eu, aquele que se esconde sob a mascara de Lotario Sarsi (pois, se pertencesse ao primeiro grupo, pouco lhe agradaria ter querido jogar tao forte), e acredito tambem que, assim como as escondidas ele resolveu falar contra mim poque cara a cara ele provavelmente teria se recusado.

Galileu tambem critica a falta de metodo cientifico na obra de Sarsi. Para Galileu, Sarsi tenta ludibriar os leitores afim de provar suas teorias: (...) é aqui que eu percebo como Sarsi comeca, o mais cedo possivel, a transformar com enorme liberalidade as coisas (estilo que ele manteve em todo o seu trabalho) para acomoda-las a sua finalidade. (...) afirma sem base alguma que o cometa nasceu (...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário