Meus trabalhos e experiências no curso de História da Arte na UFRGS

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Questão sobre Moll Flanders de Daniel Defoe


A certa altura de Moll Flanders a narradora e protagonista apresenta sua aparentemente sossegada vida de casada na América. No entanto, algo ocorre que muda sua tranquila situação. O que houve? Como Moll Flanders reage a esse giro abrupto da "roda da fortuna"? Justifique sua resposta com o comentário de algumas passagens do texto.

Moll Flanders estava em uma situação em que necessitava de dinheiro. Entretanto, sua única opção naquela altura era se casar com alguém que tivesse posses. Entretanto, Moll Flanders não era interessante para os homens da época pois
"Em resumo", diziam eles, "a viúva não tem dinheiro".

Por isso, a protagonista resolveu se mudar para um lugar em que não fosse conhecida:

"Por isso eu resolvi, no estado em que me achava, mudar de condição e ir para um outro lugar onde não era conhecida, e arrumar um outro nome, se tivesse oportunidade".

Moll Flanders com ajuda de uma amiga, se passou por sua prima e conseguiu alcançar seu intento de se casar com um homem que não era muito rico, mas que tinha algum dinheiro e realmente gostava dela. Moll teve 2 filhos com seu marido e quando estava grávida do terceiro, ocorreu o grande giro da sua "roda da fortuna" Ao conhecer sua sogra e ouvir sua história, Moll Flanders se deu conta que ela na verdade era sua mãe, e o homem com o qual estava casada era seu irmão:


"Alguém poderá avaliar a angústia de meu espírito quando cheguei a concluir que esta mulher era, nem mais nem menos, minha própria mãe. E eu tinha agora dois filhos e esperava um terceiro de meu próprio irmão, com quem dormia toda noite!"

Esse grande infortúnio fez Moll ir da alegria de uma casamento bem sucedido a mais infeliz das mulheres:

"Sentia-me a mais infeliz de todas as mulheres do mundo. Oh! Se esta história não tivesse sido jamais contada! Tudo teria sido tão bom! Não teria sabido do crime de deitar-me com meu marido, pois não saberia que era meu irmão".

Por causa disso, Moll mudou sua conduta com seu marido:

"Tivemos muitas brigas em família por causa disso, o que, com o tempo, começaram a ficar perigosas. Como perdera toda a afeição por meu marido (como o chamava), não media as minhas palavras e usava, por vezes, uma linguagem provocatória. Em suma, eu fazia todos os esforços para levá-lo a separar-se de mim, o que era a coisa que mais queria".

No fim, Moll acabou contando do fato para seu irmão, desse modo, ela partiu para Inglaterra para que seu irmão pudesse dizer aos outros que ela tinha morrido e assim ele poderia se casar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário