Ainda que Os Campos Perfumados, redigido por Muhammad al-Nafzawi no séc. XV, período próspero na Tunísia, tenha sido com frequência recebido no Ocidente como uma obra "erótica", René Khawam, autor do prefácio que acompanha a edição brasileira, chama a atenção para a importância da "matéria médica" e das observações psicológicas e sociais na estruturação do texto, um "livro de educação pelo exemplo". Em sua opinião, é possível encontrar no trecho lido exemplos, elementos que corroborem o ponto de vista de Khawam?
Certamente. No capítulo I, "Os que são dignos de elogios, dentre os homens, neste domínio", embora existam várias descrições de atos sexuais e narrativas eróticas, a parte educativa também se faz presente no momento que o autor mostras as características físicas e psicológicas do que é esperado dos homens. Por exemplo, no início do texto, o autor cuidadosamente define quais são as dimensões corporais do homem que mais agradam as mulheres. Para o autor, "O homem em questão deve ter o peito leve de se suportar, mas uma bunda que pese muito". Também define com precisão o tamanho de falo mais comuns e esperados. Além de descrições físicas, ensina boas práticas como a importância de banhar-se e do uso de perfumes. Segundo o autor, "utilização dos perfumes para os homens e para as mulheres ajuda a cópula e a multiplica. Quando a mulher sente o cheiro do perfume no corpo do homem, ela se distende de maneira completa". Além disso, são descritas várias características físicas esperadas dos homens conforme o trecho a seguir: "Nunca mente quando fala a uma mulher e suas palavras correspondem a verdade. É liberal, valente, tem sentimentos generosos e caráter fácil de suportar. Quando diz alguma coisa, pode-se acreditar nele, e quando promete, mantém a palavra. Não trai a confiança depositada nele".
O mesmo acontece no capítulo II, "As que são dignas de elogios, dentre as mulheres, neste domínio". Características físicas femininas desejadas são bem detalhadas ("… é aquela que tem bom porte físico, que tem boa estatura, carne generosa, tez branca e brilhante. Seu cheiro será bom. Seus ombros serão afastados um do outro, seus braços largos, os dois ossos do antebraço grossos, Sua boca será estreita, com lábios macios, de cor vermelha carmesim, espessos, quente, equilibrados, carnudos. Terá o nariz estreito e gracioso, faces lisas de um branco brilhante, com tons rosados, olhos grandes. Seus rosto será majestoso e ,segundo alguns, deverá ter forma redonda. Suas sobrancelhas serão arqueadas, sem serem muito separadas, Sua testa será ampla, sob cabelos negros como a pintura dos cílios. Seu pescoço será longo e redondo na base. Essa mulher deverá ter ombros lagos, peito espaçoso e bem desenvolvido, assim como a cintura, os dois seios rijos, o talhe e as dobras do ventre bem proporcionados, os quadris largos e fortes, o seio arredondado, o umbigo no fundo de um abismo, as mãos e os pés pequenos").
Assim como no caso dos homens, partes sexuais femininas, no livro chamado de portal, também são precisamente descritas.
Parte psicológica e comportamental da mulher ideal também é descrita em várias partes do capítulo, como por exemplo: "… Aborrecerá pouco o marido ou os vizinhos. Comportar-se-á com muita decência, permanecerá sempre em sua casa, tolerará pacientemente a ausência do esposo. Terá a língua curta e não falará muito. Possuirá as mais belas qualidades e dará conselhos abençoados por Deus a quem vier consultá-la".
Nenhum comentário:
Postar um comentário