Instituição: Arquivo histórico do Instituto de Artes
Tipo de instituição: Arquivo
Data da visita: 23 de Março de 2013
Estrutura física: Sede localizada em prédio na rua Sarmento Leite, 500, sala 114 em Porto Alegre. Consiste de algumas salas onde estão guardados a maior parte dos documentos gerados pelo Instituto de Artes da UFRGS.
Tipo de atividades desenvolvidas e papel no sistema artístico local: O arquivo histórico do Instituto de Artes tem o papel de guardar de documentações do Instituto de artes de forma que elas fiquem conservadas para manter viva a história do Ia. Armazena aproximadamente 400m lineares de documentos relativos a origem, aos direitos e objetivos da instituição, incluindo documentos como regimentos, regulamentos, leis, decretos, planos, plantas arquitetônicas, projetos, programas, pareceres, correspondências, etc. Possui também acervo manuscrito e visual como fotografias, gravuras e impressos.
Estrutura Pessoal: Atualmente composta pela arquivista Medianeira, um técnico administrativo e bolsistas.
Profissional que recebeu a turma: Medianeira Pereira Goulart.
Biografia resumida: Bacharel em Arquivologia, pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1993. Especialista em Gestão em Arquivos, em 2010. Arquivista na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Atua nas áreas de gestão em arquivos, elaboração e desenvolvimento de projetos e sistemas de informação, memória, história e políticas de preservação e conservação de acervos.
Medianeira nos recebeu no Arquivo e contou das dificuldades enfrentadas para salvar os documentos. A primeira pessoa a tentar resgatar os documentos do IA foi o prof. Sirio Simon. Esses documentos foram enviados para um depósito em 1994. Entretanto esse depósito tinha diversos problemas: sofria alagamentos que molhava os documentos, além de sérios problemas na instalação elétrica que poderia incorrer num incêndio a qualquer momento, o que faria todo o material ser perdido.
Medianeira mostrou 2 fotos desse depósito que de fato confirmavam a situação calamitosa do Arquivo. Muito material simplesmente foi perdido ou apodreceu durante esse periodo. Em 2000 finalmente um local melhor foi cedido pela UFRGS, local onde o arquivo se encontra agora. Mesmo com o novo local, as dificuldades continuavam. Muitos funcionários da própria UFRGS não davam valor para o trabalho sendo realizado pela Medianeira e exigiam que as salas fossem usadas para outros propósitos. Aos poucos o material foi sendo organizado e a situação foi melhorando. Infelizmente, pouco depois o Arquivo foi arrombado por causa de um assalto, e alguns materiais como impressoras e scanner foram roubados. Medianeira também contou de um projeto extremamente bem sucedido realizado em 2009. Diversas fotos antigas selecionadas por ela foram colocadas no site do Arquivo do Ia. Com ajuda de divulgação de meios de massa como o Jornal Zero Hora, a população foi convocada a explicar quem e o contexto dessas fotos. Muitos alunos, ex-alunos e outras pessoas colaboraram, o que permitiu que quase todas as fotos fossem contextualizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário