Meus trabalhos e experiências no curso de História da Arte na UFRGS

domingo, 14 de abril de 2013

Relatório da visita ao Instituto de Artes

Instituição: Instituto de Artes da UFRGS

Tipo de instituição: Faculdade de artes visuais, cênicas e de música.

Data da visita: 16 de Março de 2013

Estrututura fisica: Sede localizada em prédio na rua Senhor dos Passos, 248, em Porto Alegre, com salas de aula, biblioteca, além dos espaços culturais mantidos pelo IA tais como o Auditorium Tasso Correa, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Sala Alziro Azevedo e Sala Qorpo Santo.

Tipo de atividades desenvolvidas e papel no sistema artístico local: O IA tem papel fundamental na formação de novos artistas, além de permitir que pesquisa em arte seja feita pelos professores. O IA também promove e organiza eventos culturais.

Estrututura Pessoal: Composto por mias de 100 professores e 55 funcionários do corpo técnico administrativo (contabilidade, núcleo de informática, almoxarifado, recepção, comunicação, portaria, etc) e cerca de 800 alunos regularmente matriculados. 

Profissional que recebeu a turma: Paulo Gomes.

Biografia resumida: Artista plástico, curador independente e professor na UFRGS. Mestre e Doutor em Artes Visuais – Poéticas Visuais, pela UFRGS. Desenvolve pesquisa na área de Poéticas Visuais, sobre arte contemporânea e arte no Rio Grande do Sul. Tem textos publicados em livros, revistas e jornais. Paulo Gomes falou principalmente de sua pesquisa resgatando a história do Instituto de Artes da UFRGS, o que derivou em um livro que ainda será publicado. O instituto de artes nasceu em 22 de Abril de 1908 com o nome de Instituto livre de Belas Artes fundado pelo médico Olinto de Oliveira, que inclusive hipotecou a casa para comprar equipamentos para o Instituto. Em 1930, o instituto junto com outros 5 cursos formou a UPA (Universidade de Porto Alegre).


Segundo Paulo Gomes, existia um preconceito de outros cursos por achar que um curso de Artes Plásticas não "merecia" estar junto com outros cursos mais "importantes" como Engenharia e Medicina. Em 1939 foi desvinculado da UPA, mas em 1962 foi reanexado a uma Universidade, mas dessa vez a UFRGS. O prédio que visitamos foi concluído em 1943 com ajuda de hipotecas de alguns professores. O IA seria na concepção inicial formado por 3 prédios, entretanto, só um deles foi finalizado. O professor Paulo mostrou várias salas do prédio, e mencionou as dificuldades em manter as caracteristicas e obras do prédio. Por exemplo, nos mostrou uma sala de aula com um mural que infelizemente não recebeu a devida valorização mesmo dos alunos pois cadeiras eram colocadas se apoiando na parede onde está a obra, além de infiltrações que no passado danificaram o mural. Também nos mostrou uma sala onde uma parede que tinha um mural foi completamente pintada de preto pelos alunos pois atrapalhava as festas que eram promovidas no local. Também mostrou o diretório acadêmico, uma sala nova onde pinturas são guardadas e a entrada do Instituto onde existem duas moulages, uma da Venus e outra de Apolo de Belvedere. Falou também de um mural que existe bem no alto na frente do prédio que estava com algumas rachaduras mas que foi parcialmente restaurado. Mencionou o bar que existiu por um longo tempo mas que foi fechado por falta de demanda. Atualmente uma das grandes reinvidicações dos alunos é pela reabertura dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário